sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

{Vou por aí} Jardín Botánico de Buenos Aires

O texto abaixo faz parte da série Buenos Aires - season 1 e relata o que vivi na capital argentina durante as férias de julho de 2015.


A blogueira que vos escreve, feliz em meio às árvores. ♥ (Foto feita pela Moni)

O Jardim Botânico de Buenos Aires fica localizado em Palermo, próximo à estação Plaza Itália e ao Zoo de Buenos Aires. Ele não é tão grande quanto o que temos em São Paulo ou no Rio de Janeiro, mas é bastante acolhedor. Por não ser tão extenso, você pode visitá-lo e depois ir a algum outro lugar de Palermo (além do zoológico, você pode visitar o Museu Evita ou o Jardim Japonês).

Escultura da entrada principal.
O nome oficial do local é Jardín Botánico Carlos Thays, uma homenagem ao paisagista, urbanista, arquiteto, naturalista, escritor e jornalista de nome homônimo (Paris, 20 de agosto de 1849 – Buenos Aires, 31 de janeiro de 1934). A nomeação que demonstra afeto a Thays não vem à toa. Ele é responsável por vários parques e praças da capital portenha.

O jardim, inaugurado em 7 de setembro de 1868, é dividido em quatro espaços principais: edifício central, invernáculo principal, jardim romano e jardim francês.

Edifício Central.

O prédio do edifício central foi projetado pelo engenheiro polonês Jordan Wysocki em janeiro de 1881, sendo construído entre abril e dezembro do mesmo ano. A construção é conhecida pelos argentinos de Palermo como "El Castilho de Chocolate" (O castelo de chocolate, em tradução livre), por ter sido feita com os tijolinhos que aparecem na foto acima.

Invernáculo é um sinônimo de estufa, pelo o que eu pude entender do que o dicionário me disse (algum botânico para confirmar?).

Nos invernáculos - há cinco deles - há plantas de coleções da região sub-tropical, com ênfase às bromélias endêmicas da América Latina. Esta parte do botânico é aberta apenas para visitas guiadas que, durante a semana, são de cunho acadêmico - ou seja, somente para estudantes - e nos fins de semanas e feriados para o público geral.

Os jardins romano e francês são decorados por estátuas que representam os deuses da mitologia e as sinfonias de Beethoven.
As quatro últimas representam a sinfonia de Beethoven

Os caminhos são tão lindos, que no dia da nossa visita havia uma equipe de TV filmando alguma coisa por lá. O chão é todo de pedrinha (de argila?), e o espaço é muito bem cuidado. :) Pena que não pode pisar na grama, porque dá vontade de se sentar e ficar apreciando a paisagem toda (sim, há bancos, mas eu amo me sentar na grama!).

Caminho do chão de pedrinhas *-* (queria ser as pessoas que moram nesses prédios a redores e que têm essa vista).

Ah! Foi lá também que eu vi, pela primeira vez, uma árvore venenosa - nem sabia que havia!
Esta, não quis abraçar! uahahaha (quem lê aqui há algum tempo, sabe que adoro abraçar árvores!).

A plaquinha já diz tudo, não?

Quer vivenciar tudo isso também? Então anote aí:

Avenida Santa Fé, 3951
Buenos Aires - Argentina

_____________________________________________________________

10 comentários:

  1. oi, oi.

    apesar de o lugar não ser tão grande assim como tu disse, achei tão lindo o jardim. sério. esses lugares são ótimos pra gente refletir sobre a vida e até deixar na grama (se permitido) pra ler um livro. ai, dels. permita-me viver um dia isso.

    e essas estátuas? uma mais linda do que a outra. <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei pirada nessas estátuas também!
      São muito encantadoras :D
      O lugar é muito fofo e está em um bairro muito amor!

      Beijos

      Excluir
  2. Precisamos voltar e conhecer as outras estufas!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Uau, que lugar lindo, incrível e maravilhoso, já fiquei com vontade de visitar, lindo mesmo <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certeza que você vai gostar muito!

      Boa viagem e bom passeio! ;)

      Beijos

      Excluir
  4. Oie! =)
    Adorei sua visita no blog! Me lembrei do seu blog e descobri o porquê: somos do projeto escrita criativa! \o/
    Eu nunca saí do país, na verdade nunca fui pra muito longe pq tenho fobia d altura e consequentemente, de avião... tenso né?
    Tô tentando quebrar esse medo. Li em algum lugar que viajar faz mais bem pra saúde e traz mais felicidade do que ter bens materiais. Conhecer outra cultura, lugares, pessoas... deve dar um gás pra seguir com a vida! =)
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiiiiiiiiiim, somos do Escrita! ♥
      Muito amor aquele projeto! :D

      Viajar é um remédio ótimo, porque a gente volta com outra visão de onde devemos ficar. Dá uma ótima oxigenada na vida, sabe? Super recomendo! :D

      Espero que você consiga vencer este medo!

      Um beijo!

      Excluir
  5. Que lindo esse jardim botanico, Fe! Eu estive em BsAs em 2004, mas nao visitamos esse jardim. Me apaixonei pela cidade tambem! Adoraria poder voltar la um dia. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele fica em Palermo, na estação Plaza Itália.
      Espero que você possa conhecer qdo retornar!

      Beijos!

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.