terça-feira, 12 de janeiro de 2016

{Resenha} História do Brasil para Leigos, de Mauricio Grillo Jr.

Sempre ouvi falar do sucesso da série “Para Leigos” (ou “for dummies”, em inglês), mas não tive a chance de ler nenhum exemplar, até que recebemos História do Brasil para Leigos – Do período colonial ao Império, escrito pelo professor de história Mauricio Grillo Jr. - o primeiro volume da série Para leigos que é 100% brasileiro. Logo de cara, pode-se afirmar que a obra é um verdadeiro guia que desmistifica as aulas entediantes e empoeiradas da escola, uma vez que nos apresenta os fatos históricos de maneira dinâmica. 

A organização do texto e o projeto gráfico do livro auxiliam na leitura. Sua introdução esclarece o leitor sob qual ponto de vista os acontecimentos são narrados, uma vez que há um grupo de historiadores e da própria população que questiona muito do que há nos livros de História. É interessante notar que, ao longo da leitura, o autor sinaliza os “pontos mais polêmicos” e sua opinião como escritor e pesquisador; contudo, a decisão de em que acreditar, fica a cargo do leitor.

Para facilitar a localização das informações, além do índice, há uma “cola” – em que os fatos mais marcantes da história brasileira se distribuem em uma linha do tempo – e diversos ícones que destacam as informações que não podem se perder de vista. 

O livro é extremamente prático para quem quer começar a se inteirar sobre o assunto. Sua leitura pode ser feita de forma contínua (da primeira à última página) ou apenas para consulta de um determinado tópico ou capítulo – o que facilita a vida de quem é estudante. 

Sem dúvida, ler História do Brasil para Leigos – Do período colonial ao Império é uma maneira de quebrar a barreira entre a História que boa parte das pessoas não considera muito palatável e a nossas origem do nosso país.

Livro: História do Brasil para Leigos – Do período colonial ao Império 
Autor: Mauricio Grillo Jr.
Série: Para leigos (for dummies)
Páginas: 204
Editora: Alta Books
Sinopse: Quer saber mais sobre a História do Brasil? Este despretensioso guia lhe explica em detalhes fatos e personagens que construíram a cultura brasileira. De linguagem acessível, História do Brasil Para Leigos: Da Fase Pré-Colonial ao Império destaca os acontecimentos mais importantes da história de nosso país, lhe permitindo compreender toda a origem sociopolítica do Brasil.
Abra este livro e descubra:
- A descendência brasileira.
- O Brasil antes de Cabral.
- A colonização do Brasil.
- A chegada da família real no Brasil.
- Como a colônia virou país.
- Os detalhes do período regencial.
- O segundo reinado.
- A queda do Império.
- Os dez fatos e personagens mais relevantes da história do Brasil.
Descubra as capitanias hereditárias – saiba como foi realizada a divisão e as suas causas. A sociedade açucareira – descubra a relação promíscua de poder e de interesses que existia em torno dela. As características políticas e econômicas do governo – entenda como a Monarquia Parlamentar Brasileira disfarçava o caráter centralizador do Império. A queda do Império – entenda quando as ideias republicanas começaram a ganhar as ruas.

Clique aqui para ler trecho disponibilizado pela editora. | Livro no skoob.

_____________________________________________________________

8 comentários:

  1. Eu gosto muito de livros de história (e até mesmo a matéria) porque minha tia é historiadora, então o que não faltava aqui em casa eram livros relacionados a mesma. Já tinha visto esse, mas nunca li. O que eu mais quero mesmo é um chamado "Guia Politicamente incorreto da história do Brasil"
    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, estou louca por esse também. Mas ainda preciso ler A História Concisa do Brasil, que comprei e está aqui parado :P
      Já leu?

      Beijos

      Excluir
  2. oi, oi.

    adorei a dica! eu amo ler sobre a história do nosso país, mas, me lembro que na época da escola as aulas eram bem massantes e os professores permaneciam na mesmice. tive um professor no colegial que foi um dos melhores... pena que foi por pouco tempo.

    achei interessante o livro. e o bom é que ele é fininho. dá pra ler bem rápido. :D

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, oi! :D

      Então, passei pelo mesmo. Tive um professor muito bom por um ano. O restante, acabei aprendendo com as professoras de português, enquanto elas lecionavam literatura. :)

      Espero que você tenha chance de entrar em contato com o livro um dia.

      Um beijo :*

      Excluir
  3. Nossaaaaaa, Fer!!! Que demais!
    Eu amo história, muito mesmo, mas faz uma eternidade que saí da escola, então não lembro mais nada.
    Adorei o livro. Acho que voou ter que ler hahaha

    Beijos
    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei ele ótimo nesse sentido de ressuscitar o que aprendemos e que está perdido em algum lugar. Acho que vc irá gostar!

      Beijos

      Excluir
  4. Ótima dica de livro, fico super feliz com a sua resenha, dificilmente vejo resenhas nesse estilo e adorei a tua. Deve ser um ótimo livro.
    bjuxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taay!
      Eu sou meio rata de biblioteca, então acabo lendo de tudo um pouco (incluindo estas leituras mais "incomuns"). Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Um beijo.

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.