quinta-feira, 22 de outubro de 2015

{Resenha} O menino que chovia, de Cláudio Thebas

O projeto gráfico e a linguagem poética são os primeiros atrativos de O menino que chovia. A história narra a trajetória de um menino que "por qualquer coisa, coisinha" relampejava de nervoso. Por não ter um nome próprio, a identificação com o personagem acontece de forma natural, uma vez que as atitudes do garoto podem minhas ou suas.

A questão da alimentação também vem à tona: é mesmo necessário torcer o nariz para tudo o que vemos no prato?! Sem usar a palavra "choro" ou verbo "chorar", o autor leva as crianças a refletirem sobre a sua postura nesse sentido - de uma maneira divertida, sem sermão.

A obra é interessante não apenas por ensinar as crianças que não vale a pena ficar só reclamando de tudo, como serve de alerta aos pais que sedem a todas as vontades de seus filhos. A chatice e consequência destes comportamentos são expressas por meio da metáfora que os compara à dias chuvosos.

A solução - genial - para o problema surge de forma planejada e é fruto do trabalho em equipe familiar. Quando todos se reúnem para acabar com a chuvarada, a narrativa nos demonstra o quanto é importante a construção coletiva de ideias e a união dos membros da família.

O menino que chovia é uma leitura gostosa porque nos leva a dias mais ensolarados!

Livro: O menino eu chovia
Autor: Cláudio Thebas
Ilustrações: Iran Zigg
Páginas: 32
Editora: Companhia das Letrinhas
Sinopse: Quem não conhece o menino que leva a bola do jogo para casa quando seu time está perdendo? E aquele que faz careta quando vê um prato de sopa ou torce o nariz quando a mãe põe na mesa a salada que faz tanto bem à saúde?
Pois o protagonista desta história era assim, só que ia muito além da cara feia: quando contrariado, quando ouvia um não, ele chovia. E não era qualquer chuvinha, não. Era temporal, tempestade, com raios e trovões de verdade. O pai, a mãe, os avós, a empregada, ninguém sabia o que fazer, ficavam todos apavorados, e todos tentando de tudo para o menino parar de chover. Um dia veio a gota d'água: ele simplesmente inundou a casa, e o que aconteceu é que a calamidade acabou sendo providencial. Foi ali, no meio da inundação, que os adultos encontraram a solução para o aguaceiro, para ajudar o menino mimado a ver o mundo com outros olhos e deixar a chuva só para os dias em que acordava muito mal-humorado.
Cláudio narra a história do menino das lágrimas sem usar em nenhum momento o verbo "chorar" ou o substantivo "choro". Ágil, divertida, sua narrativa em versos revela com sutileza todo o jogo de contradições emocionais que agita o cotidiano das personagens. O enredo se arma como uma seqüência de cenas curtas e expressivas, o que pode inspirar, em sala de aula, um bom exercício de teatralização.

Livro no skoob.

_____________________________________________________________

4 comentários:

  1. Acho que preciso ler esse livro, nas palavras do meu marido eu cedo demais aos caprichos das crianças, mas confesso que se faço isso é sem perceber.
    As vezes sinto ser dura demais, vou coloca-lo na minha lista de leitura.
    Adorei a resenha,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura sobre Disciplina Positiva. É ótimo quando o assunto é educar sendo firme e gentil ao mesmo tempo!
      Beijos!

      Excluir
  2. Parece tão fofo! Vou comprar ele pro meu sobrinho, tentar ler pra ele. Acho que ele é muito novo ainda pra entender (tem 3 anos e alguns meses), mas quando ele ficar mais velho talvez compreenda. Ele é bem cabeça dura e não sabe ouvir um não. As vezes penso se não é culpa nossa, ou se é algo "dele" porque geralmente ele não chora de pirraça, ele fica nervoso, grita, chuta... Não tenho experiência nenhuma com criancas, nem meu irmão que é pai dele, então a gente não faz a mínima ideia se isso é normal haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais cedo ele entrar em contato com as histórias, melhor! Quanto aos gritos e aos chutes, tente mostrar pra ele que sim, é normal sentir raiva, mas que devemos pensar o que fazemos com essa raiva.
      Assim como disse pra Anny aí acima, procure por Disciplina Positiva (há um livro com esse nome, escrito pela Jane Nelsen, e a página no facebook: https://www.facebook.com/DisciplinaPositivaBrasil/). Conhecer a Disciplina Positiva tem me ajudado bastante com os meus alunos, principalmente no que diz respeito ao controle das emoções.

      Um beijo!

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.