quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Achados fotográficos #9: Max Pinckers

Foto por Max Pinckers.

Quando estive em Buenos Aires, fui a uma exposição com 12 fotógrafos, na Universidade de Palermo. A instalação era diferente: ao invés de andarmos entre as imagens, elas eram projetadas em duas paredes. Além disso, havia um DJ e alguns músicos fazendo música ao vivo durante a mostra - o que tornava a vivência muito mais intensa do que uma mostra nos moldes tradicionais.

Alguns dos trabalhos me chamaram muito a atenção. Uma das séries que me deixaram um tanto apaixonada foi a do fotógrafo belga Max Pinckers, intitulada Will They Sing Like Raindrops or Leave Me Thirsty (algo como Eles cantarão como gostas de chuva ou me deixarão com cede, em tradução livre).

Foto por Max Pinckers.

A série de fotografias se transformou em um fotolivro em 2014 e retrata uma extensa viagem feita pelo fotógrafo à Índia, em que ele pôde capturar a tensão entre a tradição e a modernidade da sociedade indiana, mostrando a dualidade do amor naquele país.

Foto por Max Pinckers.

Segundo o site do fotógrafo, a ideia deste fotolivro é a de documentar e capturar "as múltiplas facetas do romance e do casamento dentro do contexto contemporâneo indiano. Inspiradas e influenciadoas pelos paradigmas de Bollywood, a indústria cinematográfica local, estas fotografias oferece um espectro de cenários que combinam o humor, a caricatura, a alegoria e o drama de produzir para produzir uma representação elegíaca e cheia de nuances da concepção do amor, com todos os seus paradoxos e ironias, na Índia de hoje".

Foto por Max Pinckers.

O que mais gostei deste trabalho - além do fato que ele me fez mergulhar em outra cultura - é que ele trabalha com a relação de expectativa e realidade. Se a expetativa é viver o que se vê nas telas do cinema e nas mídias, a realidade é muito mais trágica e proibida, por conta das relações religiosas e sociais (que envolvem as castas). 

Foto por Max Pinckers.

Gostaram?
Para conhecer todos os trabalhos de Max Pinckers, acesse: site (em inglês) | facebook | newsletter.

_____________________________________________________________

4 comentários:

  1. Adorei muito esse post! Conseguimos ver as coisas de uma perspectiva diferente!!
    beijooos

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa que exposição incrível, eu super faria uma balada assim hahaha!
    Amei as fotos, muito expressivas e bonitas.
    Amo fotografia nos faz refletir sobre o mundo.

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que teve argentino que não gostou? Eu tbm gostei muito porque as músicas aguçavam ainda mais o que as imagens queriam dizer.

      Beijos!

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.