sábado, 3 de janeiro de 2015

[Vou por aí] Exposição “Leonardo Da Vinci: a natureza da invenção”


O primeiro post de 2015 traz uma super dica para quem for passar as férias em São Paulo: uma exposição que desperta a criatividade de seus visitantes. Leonardo Da Vinci: a natureza da invenção está em cartaz no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (Galeria de Arte do Sesi) até 10 de maio de 2015 e sua entrada é franca.

Segundo os organizadores, a exposição apresenta ao público brasileiro a genialidade do artista italiano que viveu entre 1452 e 1519. As telas que permeiam os corredores remetem às suas pinturas e croquis mais famosos – a exemplo da Mona Lisa (de 1517), em exposição do Museu do Louvre, em Paris. Os tecidos com tais imagens envolvem um conjunto de projetos, desenhos, pinturas e maquetes.

Algumas das pinturas expostas.


Logo na entrada somos surpreendidos por uma instalação que está do lado de fora da entrada da Galeria de Arte do Sesi. Nela vemos a grua rotativa projetada pelo escultor e arquiteto Fillipo Brunelleschi em parceria comr Da Vinci. A grua contém os mesmos princípios que são utilizados até hoje na construção deste tipo de objeto. 

A exposição está dividida em sete partes: Introdução, Transformar o movimento, Preparar a guerra, Desenhar a partir de organismos vivos, Imaginar o voo, Aprimorar a manufatura e Unificar o saber. O bacana de cada uma das partes é que os visitantes podem interagir com parte das obras – em algumas delas, podem até trocar peças para ver um efeito diferente – além de ter à disposição vários vídeos e áudios informativos que complementam a sensação e agregam informação às peças vistas.

Nesta obra o visitante pode transformar o movimento trocando as peças amarelas.
Conforme gira a maçaneta cinza, o passarinho bica em ritmo diferente.



Por falar em peças vistas, os organizadores da exposição estão de parabéns no quesito acessibilidade. Todas as placas com informações têm seus dizeres em braile e desenhos em alto relevo, para que os deficientes visuais possam adquirir conhecimento. Além disso, ao lado de cada uma delas há uma miniatura da obra em questão, que pode ser tocada, de forma que as pessoas sem ou com baixa visão consigam ter dimensão do que está diante delas.

Exemplo de obra e placa de informações.
Reparem que os dados estão escritos em português, italiano e inglês! ♥


Há várias criações interessantes. A maior parte delas inspiraram objetos que são usados até hoje - como acontece com o paraquedas! De qualquer forma, a que eu mais gostei foi o Parafuso Aéreo - que logo de cara me lembrou o episódio lindo do Castelo Rá-Tim-Bum (se você nunca viu ou quer relembrar, clique aqui já!) e me remete aos helicópteros modernos.

Parafuso aéreo... inspiração para o que seria o helicóptero moderno? ;)


Como já disse, esta é uma exposição que vale a pena ser visitada. Para quem quiser ver com os próprios olhos, basta pegar o metrô e descer na estação Trianon-Masp (linha 2, verde). Vale ressaltar que qualquer tipo de bolsa deve ficar no guarda-volume do museu e que fotos são permitidas sem o flash (essas eu fiz do celular, porque não havia programado ir até lá e decidi entrar na hora. Contudo vi pessoas com câmeras semi-profissionais fotografando sem problemas). Abaixo seguem todos os dados:

Exposição: Leonardo Da Vinci: a natureza da invenção
Período em cartaz: de 11 de novembro de 2014 a 10 de maio de 2015
Dias e horários: diariamente, das 10h às 20h (entrada permitida até as 19h40)
Local: Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso - Galeria de Arte do Sesi - SP
Endereço: Avenida Paulista, 1313 - Metrô Trianon-Masp
Agendamento para grupos e escolas: 11 3146-7396 (de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h e das 15h às 18h)
Entrada: gratuita

Gosta de arte? Ficou curioso? Já foi ou vai visitar?
Me conta nos comentários! ;)

Beijos e queijos! :*
_____________________________________________________________
Observe também em: Facebook | Twitter | Instagram | Flickr | About me

4 comentários:

  1. Fê! Eu não estou de férias, mas vou aproveitar algum fim de semana para ir visitar a exposição!

    Adorei a dica!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Depois quando eu falo que São Paulo é 8001x mais legal que Porto Alegre o pessoal discorda >_< Aí sempre tem coisas legais! Vai ter essa exposição, teve a do Salvador Dali, teve a das esculturas ultrarrealistas...Sem contar o MASP, a Pinacoteca e os 500 museus de São Paulo!

    Gostei do post, é uma ótima dica - pena que não posso ir pra aí =(

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vic, aqui é muito rico mesmo. Há museu para tudo! :D É um amor de cidade no quesito cultura.

      Mas devo dizer que sou louca para conhecer PoA. :D

      Quando você vier para cá, me avise. Será bacana demais mostrar a cidade para você! ;)

      Beijos!

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.