terça-feira, 29 de julho de 2014

{Vou por aí} Lugares que eu quero conhecer

O mês de férias está acabando, e eu fiquei em São Paulo de novo. O fato é que eu precisava desta folga para me organizar em vários aspectos (desde por as leituras em dia a comprar roupas novas, tirar o passaporte e ir ao médico ver a quantas anda a minha saúde). Por isso, já estou e olho no recesso que vem no fim de dezembro/janeiro. Sei que um segundo semestre longo - e se Deus quiser, incrível - está pela frente, mas nada melhor do que planos para as próximas férias para dar uma animada. 

Embora eu ache que eu vá viajar só no meio de 2015 - pelo menos os planos iniciais são esses - fiquei empolgada quando entrei no Rotaroots no facebook e vi que "lugares que eu quero conhecer" era um dos temas das blogagens coletivas. Fazia um tempo que não escrevia nada para a coluna "Vou por aí", então juntei tudo: o desejo de viajar, a coluna e a blogagem coletiva e... voilà, aqui estamos nós!

Como acho que este post será longo, recomendo pegar a pipoca (ou o brigadeiro). Tenham todos uma boa viagem! ;)

Minas Gerais - Brasil

Ouro Preto - MG. Foto de Glauco Umbelino.
Começando pelo Brasil, meu primeiro ponto de parada está em Minas Gerais, nas cidades históricas (pelo menos em quatro delas: Ouro Preto, São João del Rey, Tiradentes e Mariana). Desde que aprofundei o meu estudo na arte Barroca, eu tenho esse desejo. Conhecer as igrejas todas e ver de perto a arte de Aleijadinho é quase um sonho, porque tenho certeza que aquelas ladeiras farão o meu coração voltar no tempo. 

Espírito Santo - Brasil

Vitória - ES. Foto de Luiz Alberto Maron Vieira.
Tenho uma grande amiga (oi, Mari!) que nasceu e mora no Espírito Santo. Ela fala com tanto, mas com tanto carinho de lá que aos poucos a vontade de conhecer "a terra da Mari" foi crescendo! As praias de lá - pelo o que o tio Google me mostrou - são lindíssimas. Além disso, alguns amigos que lá visitaram só me trouxeram boas recomendações. Então, sem dúvida, visitarei Vitória e região em breve.

Fernando de Noronha - Brasil

Fernando de Noronha - PE. Foto de Jorge in Brazil.
Acho que Fernando de Noronha é sonho de qualquer pessoa que goste da combinação natureza + praia + calor. Com esta paisagem natural, acho que ir a Noronha é como chegar num pedaço do paraíso. Sei que há algumas burocracias para o acesso ao arquipélago, mas também sei que deve valer muito a pena! Como não amar uma paisagem como essa da foto?!

Buenos Aires - Argentina

Puerto Madero - Buenos Aires - Argentina. Foto por David Berkowitz.
Aaaaaaah, los hermanos! Como algumas pessoas sabem, eu adoro um drama e... Bem, há língua mais dramática do que o espanhol?! Adoraria ir até os nossos vizinhos, praticar um pouco do idioma e, é claro, ver um show de tango (ADORO este tipo de música!). Já tentei planejar esta viagem algumas vezes, mas não deu certo (por n motivos!). Entretanto, não vou desistir. Hermanitos, nos veremos em breve! ;)

Cidade do México - México

Zócalo. Ciudad de México. Foto de Osmar.
Bem, já disse que amo um drama - então acho que nem preciso dizer que mega curtia as novelas da Televisa quando era criança, preciso? O fato é que há algo - que eu não sei bem definir com palavras - que me atrai na cultura mexicana. Então, pretendo ir à terra do Chaves e da Thalía (#aloka).

Nova York - EUA

Times Square. Foto de Ana Caroline.
Já pode cantar New York, New York?! Acho que esse é o "still number 1" da minha lista! :)  Sou louca pra ir lá e pra conhecer a Big Apple. Fazer tudo o que todos os turistas fazem e satisfazer o meu lado teeny indo ao set de Friends e viver uma noitada ao som de boa música no National Underground

Nashville - EUA

Nashville Public Library, Grand Reading Room. Foto de Robert Claypool.
Além de querer conhecer essa biblioteca aí da foto, o motivo de querer ir pra Nashville é puramente musical: todos os músicos lindos, divos, talentosos e maravilhosos têm um pé (ou melhor dizendo: os dois pés!) fincado(s) em Nashville. E o meu lado DeGraw me faz querer conhecer o National Underground de lá também - principalmente na festa que eles fazem no 4 de julho! ;)

Cataratas do Niagra - EUA / Canadá

Niagara Falls - EUA. Foto por Rinaldo W.
Ah, o lugar dispensa apresentações. Além de ser lindo, me lembra a minha infância (e sim, serei tosca o suficiente pra gritar um "aeeeeeeeeeee" igual o do Pica-Pau, quando estiver lá!). 

Dublin - Irlanda

Usher's quay, Dublin, Ireland. Foto por Giuseppe Milo.
Dublin, a terra da minha cor preferida, do St. Patrick, do U2, do The Script. Dublin das pontes, dos rios... A cidade que me faz querer ir a um lugar nublado e chuvoso com o maior sorriso no rosto. Acho que Dublin é um dos lugares que mais quero visitar na Europa porque tenho a sensação de que há algo que eu preciso descobrir lá. Coisa de feeling. Não sei explicar. Sei que é. Simples assim.

Londres - Inglaterra

London Eye. Londres. Foto por: Clive Darra.
Minha relação com Londres sempre foi "meio assim" por causa do clima. Chuva, nuvens e frio sempre me desanimam (menos se o lugar for Dublin!). Então, sempre tive um pé atrás com a terra da rainha. Entretanto, depois que passei a assistir Sherlock e vi o Ben e o Martin correndo para cima e para baixo por aquela paisagem urbana tão elegante, não é que a vontade de Londres finalmente floresceu?! #PartiuLondon uahahaha

Roma - Itália | Vaticano

Rome - S. Pietro at sunset. Foto de RaSeLaSeD - Il Pinguino.
Que eu não sou a mesma desde as minhas aulas de Latim do curso de Letras isso é um fato. Quanto mais estudo sobre a língua e a cultura latina, mais sinto vontade de ver a História in loco. Passear por Roma é - pelo menos eu acho que deva ser - como visitar um museu a céu aberto. Acho que vou precisar de vários dias lá e que terei uma depressão pós-viagem séria quando tiver que voltar para casa. Simples assim.

Pompeia - Itália

Fomas dos corpos no Jardim dos Fugitivos. Pompeia - Itália.
Foto por Andy Hay.
Ainda durante as aulas de Latim / Estudos Diacrônicos, lemos um romance que se passava em Pompeia, a ilha do Vesúvio. Também assistimos a alguns documentários. Tudo tão triste, mas tão belo. As ruínas do lugar são carregadas de uma complexidade tão intensa e tão magnifica que é impossível não incluir na lista de desejo das viagens perfeitas.

Berlim - Alemanha

Portão de Brandenburger - Berlim. Foto de Max Patzig.
Para quem sempre quis aprender a falar alemão, a Alemanha não poderia faltar nesta lista. Devo dizer que queria conhecê-la de cabo a rabo, mas escolhi Berlim porque eu quero muito tirar uma foto tipo "cartão-postal" lá no Portão de Brandenburger. :)
Lugar lindo e cheio de história. ;)


Amsterdã - Holanda

Amstrdã - Holanda. Foto por Moyan Brenn.
Honestamente, não faço ideia de onde surgiu a vontade de conhecer o lugar em que "é proibido proibir" (eu nem sei andar de bicicleta!). Mas tenho esta vontade, então está na lista. :P Porque algumas coisas não precisam de motivos, precisam?!

Budapeste - Hungria

Budapest, Széchenyi Chain Bridge. Foto por Arian Zwegers.
A vontade de conhecer Budapeste nasceu quando li - há uns 15 anos, quase! - o livro homônimo do Chico Buarque. É impossível ler tudo o que acontece com o Kosta e não querer conhecer este lugar. Então, anos depois, lançaram o filme baseado no livro e... vejam só a vontade só aumentando! Lugar incrível! Vejam só estas ruas no trailer:



Cidade do Cabo - África do Sul

Cidade do Cabo vista da Table Mountain - Foto por Andy Carter.
Minha vontade de visitar lugares da África é grande. Algo me diz que ir até lá é o mesmo que voltar à casa. Meu cabelo - e minha personalidade - não nega a minha origem africana e eu me orgulho disso. Além disso, conhecer a terra do Mandela deve ser incrível (me asseguram os meus três amigos que foram que é!).

Maputo - Moçambique

Maputo - Moçambique. Foto por Senorhorst Jahnsen.
Certa vez eu ouvi um crítico literário dizer que a África dos livros do Mia Couto é muito diferente da África real. Pois bem, pode até ser que ele esteja certo no aspecto físico/sólido. Entretanto, tenho certeza que o Mia absorve o que há de mais bonito ali: a alma das pessoas. Ele capta a essência de cada um ao seu redor e coloca nos seus livros. É esta essência que eu gostaria de conferir, andando pelas ruas de Maputo.

Bem, por enquanto a lista é esta. Pode ser que ela cresça com mais lugares lindos para serem explorados. Espero que eu consiga começar a riscá-la em breve! ;) Bora juntar o rico dinheirinho?!

Beijos e queijos! :*

Todas as imagens do post estão sob licença creative commons. Clique no nome do autor para se direcionar à fonte.
_________________________________________________________________
Observe também em: Facebook | Twitter | Instagram | Flickr | About me

12 comentários:

  1. Olá...
    Adorei o post...
    Quantos lugares, lindos.....
    Até, mais...
    JaqueVirtual.
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demais mesmo!
      Eu sou louca para ver estes lugares ao vivo!

      Beijos!

      Excluir
  2. Só faltou Grécia ai para a sua lista estar parecida com a minha!! Adoro viajar e por mim viveria viajando e conhecendo novos lugares (:
    escritasdeverao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanta cultura, tanta coisa boa para conhecer por aí!
      Podemos incluir a Grécia na lista, sem problemas! uahahaha

      Beijos!

      Excluir
  3. Acho que já podemos colocar uma mochila nos ombros e sairmos por aí amora!
    Vamooos!

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Já posso riscar NY da lista, né? NÃO! Pq ela sempre oferece mais. Eu adoraria conhecer Fernando de Noronha e você acredita que fiquei a poucas horas de Ouro Preto e não consegui ir? Sua lista é muito parecida com a minha, sério! Quero muito me programar e fazer muitas viagens pelo mundo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Adorei os lugares. Também tenho vontade de conhecer Minas, as cidades históricas devem ser lindinhas, adoro esse tipo de passeio. :)

    Vi seu blog no Rotaroots.
    Bjs.
    www.feufolandia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feufa, adorei que você chegou aqui pelo Rotaroots! :D
      Adoro aquele grupo, ele é o que mais visito sobre blogs!

      E Minas deve ser incrível mesmo!

      Beijos!

      Excluir
  6. Fê!!!

    Me chama para ir com vc nessas viagens, por favor!!!! Chama eu!!!!! rsrsrs

    Quase todas as cidades que vc falou eu quero conhecer!!

    Bjos

    http://thatsthewayilikeit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.