quarta-feira, 26 de março de 2014

[Resenha] The secret – O segredo, de Rhonda Byrne

The secret – O segredo tem a intenção de apresentar ao seu leitor a chave da felicidade. Chave esta que consiste na busca da positividade interior. Escrito por Rhonda Bryne, o livro busca ser um guia para a mudança de postura de seus leitores. 

A autora nos conta no prefácio da obra que descobriu o tal segredo quando via a sua vida desmoronar. Partindo de um livro que ganhou de sua filha, a escritora passou a fazer um estudo profundo dos grandes nomes da história da humanidade e percebeu que todos eles praticavam o segredo em suas vidas. 

Em termos de diagramação, a obra é extremamente bem feita: capa dura, ilustrada, colorida, com um papel gostoso de ser lido. Já em termos de redação, há ressalvas a serem feitas. O livro é extremamente repetitivo. Entende-se que Bryne tem intenções quase que didáticas, mas ela apresenta as mesmas opiniões em vários momentos ao longo das quase 200 páginas. Além disso, The secret – O segredo é baseado em um “achismo” que leva seu leitor à exaustão. Embora muito do que o livro traga tenha explicação científica e que a autora traga depoimentos de alguns cientistas, são poucos os trechos em que há uma argumentação comprovada – o que torna o texto superficial. Quem conhece um pouco de neurociência sabe que em vários momentos a autora poderia ter aprofundado o assunto e não o fez (nota-se que ela não aponta a opinião de nenhum neurocientista). 

Este é um livro que me faz pensar que a ideia da autora é boa, mas foi muito mal escrito. De qualquer forma, serve de alerta para que nos tornemos pessoas mais positivas e de bem com a vida.

Livro: The secret - O segredo
Autor: Rhonda Bryne
Editora: Ediouro
Páginas: 198
Sinopse: Fragmentos de um Grande Segredo foram encontrados nas tradições orais, na literatura, nas religiões e filosofias ao longo dos séculos. Pela primeira vez, todas as peças do Segredo se juntam numa revelação incrível que transformará a vida de todos que o vivenciarem. Com ele, você vai entender o poder oculto e inexplorado que está dentro de você, trazendo alegria a cada aspecto da sua vida.

_________________________________________________________________
Observe também em: Facebook | Twitter | Instagram | Flickr | About me

10 comentários:

  1. eu ganhei esse livro e não consegui ler nem 10 paginas. Ele dá a ideia de que se vc só pensar positivo as coisas vem. Se as pessoas acreditarem mesmo nisso vão achar q se estagnar, porem pensando positivo as coisas vão surgir na sua vida. Pensar positivo é importante, mais deve estar sempre acompanhado da ação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ação é fundamental! Eu li tudo porque foi um grande amigo que me deu. Não quis fazer desfeita, ainda mais porque ele ansiava saber a minha opinião sobre o assunto... Enfim, gostos são gostos...
      Beijos :*

      Excluir
  2. Sempre li a respeito, mas nunca me chamou atenção. Ótimo toque!
    Não lerei!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não sou muito fã de livros desse gênero, mas gosto da ideia, acho que muitas coisas nas nossas vidas dependem do nosso pensamento positivo e ponto de vista diante dos acontecimentos. Mas nem por isso o livro precisava ser repetitivo rs, me pareceu uma leitura bem cansativa.
    Bjs!
    http://www.marcasindeleveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é! :/
      O que é uma pena, porque poderia ter apresentado a ideia de outra forma!

      Beijos!

      Excluir
  4. Poxa esse livro é muito bom estou mudando aos pouco me sinto melhor com as pessoas vejo q elas tbm se sentem bem ao meu lado,esta indo tudo muito bem na minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não disse que a ideia é ruim. Disse apenas que poderia ter uma redação melhor. :P

      Excluir
  5. Meu nome é Wilson, e li este livro há dois meses. Ele me foi indicado por um ex-colega de trabalho há mais ou menos 20 anos atrás. Minha dúvida é: ele diz que tudo no Universo é abundante (recursos ilimitados), e que devemos acreditar para conseguir. Em Economia verificamos que se trata da ciência da escassez (recursos limitados).
    Fernanda você poderia comentar algo à respeito? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wilson!
      Obrigada por comentar. Eu não compreendi qual é a sua dúvida. Seria como os conceitos de abundância e de escassez se contrapõem?
      Faz muito tempo que li o livro (a resenha é de 2014), então não me lembro mais do texto em minúcia; mas, do que me recordo, Byrne tem uma visão que se sobrepõe a Economia, no sentido de que ela acredita que existe uma força maior (Deus, Universo, Fonte, como você preferir chamar) que é provedora e mais forte do que qualquer lei/conceito/teoria terrena (como a Economia). Uma vez que você se conecta de fato com essa força, você atrai o que ela é capaz de produzir. Se você se conecta com o que for bom, você atrai o que é bom (seja amor, sucesso, dinheiro etc.). Se você se conecta com o que for ruim (medo, tristeza, dúvidas etc.), você atrai a escassez.

      Pessoalmente, gosto da ideia de me conectar com uma fonte e acho que isso pode ajudar a fortalecer lados importantes (como o da autoconfiança); mas, apesar de gostar do lado místico, também sei que não dá para ignorar sistemas sociais, políticos e econômicos, afinal, vivemos neles. Minha crítica à forma que a autora apresenta essa ideia é justamente porque ela o faz de modo que aliena. Senti como se ela defendesse que o pensar positivo isentasse as pessoas das responsabilidades como cidadãs, porque só isso fosse resolver tudo. A gente sabe que é preciso se posicionar e agir para que a vida mude/evolua.

      Enfim, não sei se respondi à sua pergunta; mas, se ficou alguma dúvida, comenta de novo. :)

      Até mais :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.