terça-feira, 2 de julho de 2013

Férias, te quero! - Dicas culturais

Aaaaaaaaah! Nada como estar de férias! Aliás, nada como estar de férias com as amigas!

Assim começaram as minhas: antes de ontem, gastei o dia todo dormindo! Isso mesmo, dormi, acordei, dormi de novo... Com esse frio e essa chuva, nada melhor para renovar as energias do que dormir tudo aquilo que não pôde ao longo do semestre!

Ontem, sai com a Anie. Na nossa programação constou The Great Gatsby, visita ao MASP e comprinhas na Livraria Cultura. E é sobre isso que eu quero falar nesta postagem.


Comecemos com filme, que trilha sonora incrível! Lana del Rey divando com Young and Beautiful nos momentos perfeitos. Crazy Love, da Beyoncé, numa roupagem maravilhosa. A única coisa que eu teria feito de diferente seria ter colocado a versão original de Love is Blindness. Não porque a do Jack White esteja ruim (é rock'n'roll total), mas porque acho a do U2 mais dramática - o que teria mais relação com a cena. O elenco é lindo também! Leonardo DiCaprio mostrando a que veio e, mais uma vez, colocando o seu talento acima da sua beleza! :) Já da narrativa em si, havia estudado a obra no curso de Letras e o que mais gosto nessa história é o lado filosófico dela: como lidar com as relações de passado, presente e futuro, com as frustrações, com o medo, com a ganância... Quem está ao nosso lado de verdade? Tudo isso é retratado na forma em que as relações se dão, no cotidiano de uma Nova York em plena transformação. Embora um período distante, dá para fazer muita relação com o nosso dia a dia de hoje... Para quem não assistiu ao filme, segue o trailer abaixo. Não quero falar muito, para não soltar todos os spoilers possíveis, mas fica a dica. Eu recomendo :)



Do MASP, além do acervo permanente agora há duas exposições que valem muito à pena. A primeira delas é do Portinari, chamada Série Bíblica e Retirantes, que conta com onze obras incríveis. É interessantíssimo como nós, brasileiros, nos vemos refletidos nos quadros do autor. A brasilidade não está só na temática da dor e pobreza dos retirantes - que morrem de fome, na seca - mas nos traços das pessoas retratadas. Com tons de preto, branco e cinza - e algumas pitadas de vermelho - percebemos a sensibilidade do pintor e o motivo pelo qual Portinari foi reconhecido como o grande artista que é: sua genialidade é inegável!

Retirantes, por Portinari.
Um dos quadros presentes na exposição do MASP

Jovem com rosas,
por Lucian Freud
Já a segunda exposição chama-se Lucian Freud: Corpos e Rostos, que traz fotografias, pinturas e ilustrações de um dos grandes nomes da arte contemporânea. Visitando a mostra, as pessoas entram em contato com cinco telas de diferentes décadas, retratando as diversas fases de Lucian Freud. Dentre elas, é possível ver Jovem com rosas, um de seus trabalhos mais famosos.

No que diz respeito às fotografias, há vinte e oito registros de seu estúdio e seus modelos (que inclui a Rainha Elizabeth II e David Dawson - assistente do artista).

Para quem gosta de ver diversas formas de expressão artística, vale à pena conferir! (Lembrando que o MASP é de graça às terças-feiras)



Das comprinhas, a Anie comprou Les Misérables; e eu, a Gramática do Cegalla. Sem dúvida, essa é a minha preferida, a que eu mais amo e que me faz vomitar arco-íris só de olhar pra ela! Voltarei a estudar, porque gramática nunca é demais e, segundo a Verinha (minha professora da Universidade), "é uma delícia!". Como não concordar?!

Espero que vocês tenham gostado das dicas.
Que o restante das minhas férias sejam tão incríveis como esses dois dias! hehehe :)
E, para quem também está de férias, que as de vocês também sejam um máximo!

9 comentários:

  1. Boa noite! Vim conhecer o seu cantinho e amei.Parabéns pelo blog. Já estou te seguindo. Se você quiser conhecer o meu será muito bem vinda. Tenha uma linda noite.. Bjs
    Cantinho by Giuly’s
    www.excessodegostosura1.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/CantinhoByGiulysArtesanatos?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!

      Fico feliz que tenha gostado e que esteja seguindo!
      Obrigada pelo convite!

      Um beijo!

      Excluir
  2. adorei as dicas! a cada dia que passa fico com mais vontade de conhecer o MASP!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você iria gostar do filme!
      Quanto ao MASP, vem para cá que eu te levo! :)

      Beijos!

      Excluir
  3. Quero muito conhecer o MASP!
    Estou doida pra conferir O Grande Gatsby! Ai meu Deus, saudade das férias de julho rsrs.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, vem para cá que eu te levo lá! :D

      E o Gatsby é lindo! *_*

      E, se não tivesse férias, não aguentaria até o fim do ano! uahahahaha

      Beijokas!

      Excluir
  4. Já ouvi falar muito bem dessa filme*-*
    Portinari é demais, né? Gostei da obra que você selecionou.

    Espero ler um dia Os miseráveis, e eu tenho o meu Gramática do Cegalla, hehe,

    Beijos,

    ser-escritora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      O filme é demais!
      E o Portinari é emocionante! Sem palavras para ele! :)
      Minha amiga comprou o filme d'Os miseráveis, mas eu já li o livro e é bom :)
      Sobre a gramática, sou suspeita *_* uahahahah

      Beijos!

      Excluir
  5. omg, masp tá minha lista de lugares para conhecer :(
    Não acredito que não fui lá ainda #sad. Só a arquitetura do prédio já é linda, imagina aproveitar o interior.

    Vi trailer, não quis ler seus comentários por que gosto de assistir primeiro sem ler nada. Só vi o trailer, talvez por causa do direto me lembrou um pouco a versão dele de Romeu e Julieta, aquela coisa de video clipe, acelarado. Mas vou ver o filme para saber!

    Ai coisa boa aproveitar as férias! Que sejam maravilhosas, cada dia uma coisinha!

    Bjs!

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.