segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Top 10: minhas leituras preferidas em 2012


Todo fim de ano é isso: tempo de retrospectiva! 
Como 2012 foi um ano cheio de leituras gostosas, resolvi relembrar aqui os melhores livros que li - e indicá-los a vocês, claro!
(Devo dizer que foi MUITO difícil montar esta lista! Principalmente no que diz respeito aos cinco primeiros colocados! :O)
Vamos lá!

10º Lugar: Aonde a gente vai papai?, de Jean-Louis Fournier
Este livro eu li, mas ainda não resenhei - acho que é o único que li este ano que não ganhou uma resenha. Não digeri a história por completo, de tão intensa que ela é. Esta obra pode ser considerada por muitos como polêmica; mas, para uma professora como eu, me levou à uma reflexão profunda. Quando a gente assiste aos programas de TV que mostram pessoas deficientes, um mundo cor-de-rosa é pintado para nós. Aonde a gente vai papai? mostra justamente o contrário deste ambiente. Narrado por um pai de dois deficientes, a obra nos retrata a angústia, a dor, a impotência, o sentimento de fracasso, a vontade de avançar e não conseguir. Triste, real, intenso - à beira do ceticismo. Vale a leitura como forma de conhecer outro ponto de vista completamente diferente.

9º Lugar: O Manual da Bruxa para Cozinhar Crianças, de Keith McGowan
Ah! A literatura infantil sempre - SEMPRE! - salvando a minha vida! Aliás, sempre defendo que os adultos devem ler literatura infantil, porque ela sempre nos ensina algo. Nesta obra, é clara a mensagem aos pais, uma vez que a malvada bruxa consegue suas iguarias com aqueles que deveriam protegê-los, os progenitores.
Além das passagens engraçadas, este livro é recheado de valores, dentre os quais, a lealdade se destaca. Talvez seja por isso que eu gostei tanto da narrativa. A lealdade é, sem dúvida, um dos valores que mais aprecio nesta vida.
Quer saber mais? Leia a resenha.

8º Lugar: Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa, de Margot Berwin
Comprado na Bienal, este foi o típico caso de um volume que escolhi pela capa! Fala se a arte dela não é bela?! Além disso, o livro é fofinho, daqueles tipos de chick-lit que nos faz olhar para o mocinho e pensar: Deus, me dá um desses?! A aventura é mítica, engraçada, divertida! Fiquei morrendo de vontade de ter um jardim, depois de ler este livro! Aliás, quem gosta de jardinagem, viagens e caras envolventes, com toda certeza, irá gostar desta obra! :D
Para entender quais são as nove plantas, leia a resenha aqui.

7º Lugar: Floresta dos Corvos, de Andrew Peters
Aaaah! Acho que não preciso contar o quanto este livro é LINDO, preciso?! Coragem, aventura, paixão, consciência e lealdade! Tudo isso faz parte da narrativa cativante de Peters. Aliás, o livro é só um reflexo de seu autor! Porque o Andrew Peters é um fofo, um lindo, e ter tido contato com ele marcou a minha vida! :)
Entrevistá-lo foi tudo de bom! Definitivamente este livro foi um dos pontos altos do meu ano!
Resenha dele aqui.

6º Lugar: Como ser solteira, de Liz Tuccillo
O título diz tudo! hehehe Sabe aquele livro em que você se vê em várias passagens da obra? Assim foi/é Como Ser Solteira, para mim. Já era fã da Liz Tuccillo, por ela ter escrito - junto com o Greg - o Ele Simplesmente não está a fim de você e tinha um certo medo de ela me decepcionar, já que escrevia sem ele. Graças a Deus, tudo deu certo e a leitura foi impressionante. Quantas vezes não ri alto no ônibus/metrô enquanto lia?! Esse livro também me rendeu uma das minhas melhores resenhas do ano, que foi super elogiada lá no skoob. \o/ Adorei!

5º Lugar: Ostra Feliz Não Faz Pérolas, de Rubem Alves
Adoro livros em que os autores conversam com os leitores. Além disso, adoro quando os autores observam o mundo ao seu redor e tecem comentários diferenciados sobre aquilo que veem. Assim é Ostra Feliz Não Faz Pérolas. Nesta obra, Alves mostra toda a peculiaridade da simplicidade naquilo que muitos consideram extremamente complexo. Esse é aquele livro que a gente lê aos poucos, para que a conversa dure mais!
Resenha aqui.

4º Lugar: Uma história a três - O circo invisível, de Jennifer Egan
Este livro é super especial, porque eu ganhei de uma pessoa especial, a Cah. Além disso, ele é incrível porque esta é uma daquelas histórias supreendentes que nos faz pensarmos em quais rumos estamos dando às nossas vidas. O que/quem temos que simplesmente deixar ir?! Penso que esta obra é fundamental para nos fazer refletir se dispendemos o nosso tempo com as coisas/pessoas certas. Isso veio de encontro com uma fase importante que vivi neste ano, então posso dizer que esta narrativa foi-me muito importante. (E não, ainda não assisti ao filme baseado nesta obra).
Resenha aqui.

3º Lugar: O Torreão, de Jennifer Egan
Egan de novo! Sim, ela é uma gênia e aparecerá mais uma vez nesta lista. O fato é que O Torreão é um livro eletrizante a ponto de me deixar tremendo e suando e querendo saber mais! Fiquei na torcida pelas personagens. Mergulhei na história de tal forma que me peguei procurando pelo Torreão na Internet, numa tentativa de tentar descobrir da onde veio a inspiração da autora. Incrível e imprescindível!
Resenha aqui.

2º Lugar: A sabedoria do condado, Noble Smith
Este livro é LINDO, e eu estou indicando para todo mundo ao meu redor! A história da leitura é um tanto curiosa: escrevi um post lá no Nosso Clube do Livro, falando de seu lançamento. Para minha enorme surpresa, recebemos um comentário do próprio autor, que foi um fofo, lindo, gentil conosco. Então, comecei a conversar com ele ora por e-mail, ora via twitter. E, gente, que pessoa linda de caráter!!!!  É claro que tinha que ler o livro dele depois de tantos momentos fofos - acreditem, por minha causa, e pela Cah, hoje Noble Smith sabe o que é "vomitar arco-íris"! uahahah.
Confesso que estava com medo de não entender o que ele disse, porque nunca li as obras do Tolkien (e A Sabedoria do Condado fala justamente sobre o que Smith aprendeu com elas), mas fiquei empolgada com a possibilidade de perder o medo do universo contido em O Hobbit e na trilogia de O Senhor dos Anéis. Graças a Deus, minhas expectativas estavam certas! Noble escreve dialogando com seus leitores - como já disse, eu AMO livros assim! - e agora eu não vejo a hora de comprar o meu exmeplar de O Hobbit. Definitvamente, este livro foi um presente que a vida me deu!
Como a Cah resenhou este livro lá no Nosso Clube do Livro, coloquei a minha resenha lá no Barbie Nerd.
(Noble, se você ler isso, obrigada pela amizade, pela sinceridade, pelo amor aos livros, pela defesa de valores tão lindos e por esta delícia que é A Sabedoria do Condado! Você é um exemplo para todos nós! Espero que você venha ao Brasil logo! Estou louca para vê-lo por aqui no "meu condado"! PS: Ainda quero te ouvir cantando!)

1º Lugar: A visita cruel do tempo, de Jennifer Egan
Sim, eu disse que ela voltaria! Definitivamente, a Jennifer Egan é tão genial que me deixa sem palavras para escrever sobre ela! Cada um dos três livros que li dela é completamente diferente um do outro! Sem dúvida, ela é um exemplo de escritora para todo mundo que quer seguir esta carreira. Este foi o primeiro livro dela que li - e também foi a minha primeira leitura de 2012. A estrutura é genial! (Ok, que ela disse que pediu ajuda para fazer o capítulo do Power Point, mas ela teve a ideia - e isso é o que vale!) Este é aquele tipo de livro que eu tenho certeza que vou reler muitas vezes em minha vida - outro dia comentava com a Lucila como já estou com saudades!
Não é à toa que a casa da Intrínseca na FLIP foi decorada com a temática deste livro. Também não é à toa que a Egan ganhou um Pulitzer com ele!
Quer saber do que se trata? Resenha aqui.

Bem, é isso! Adoraria saber o que você achou da minha lista! Também gostaria de saber quais foram as suas leituras preferidas neste ano - quem sabe eu não leia o seu livro preferido em 2013?! (Com certeza, lerei os livros preferidos do Noble Smith! hehehe)

Beijos e queijos!
:*

8 comentários:

  1. Estou tão honrado, Fernanda! #2 on your top ten list! Weeee! Thank you so much. It has been a lot of fun getting to know you and the other brasileiros on Twitter. And it makes me very happy I inspired you to read Tolkien. Cheers, Noble

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay! You inspiered me to read Tolkien and to live like a Hobbit! :D I do want a long and happy life! Getting to know you is part of it! hehehe

      xoxo,

      Excluir
  2. Nossa, me deu uma vontade de ler aquele Como Ser Solteira, me deu a impressão de que eu iria adoraaar...XD
    Aliás, adorei as mini-resenhas dos livros!

    Beeijos querida!
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ser solteira é hilário! Ainda mais para quem acabou de ficar solteira! ;)

      Tenho certeza que você vai gostar!
      ;)

      Beijokas,

      Excluir
  3. Socorro Fê! Vou comprar todos os livros, tirando o do Noble que em dois capítulos já é tudo isso pra mim (pena que Tolkien é muito desenvolvido para a minha mente). Ainda estou organizando minhas leituras favoritas, mas estou amando o Conde de Monte Cristo do Alexandre Dumas e estou lutando contra o tempo pra ler até o final desse ano!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Anie! Tbm acho que Tolkien é muito desenvolvido pra mim, mas depois da fofura do Noble, eu tenho que tentar!
      Sabe que ainda não li O Conde de Monte Cristo?! De qualquer forma, namoro os livros do Alexandre Dumas há tempos!
      Quem sabe no ano que vem, não?!

      Beijos :*

      Excluir
  4. já tinha lido este post mais não tinha comentado! rsrs que top 10 é esse!!!!! nossa! muito bom. confesso que por causa de Crepúsculo e afins fiquei meio receosa com Floresta dos Corvos. Mas pelo o que você escreveu sobre o livro e pela entrevista do autor, já me animei rsrs

    Parabéns você lê muitos livros! hahahaha adorei mesmo o post! beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Floresta não tem absolutamente naaaaaada a ver com Crepúsculo!
      o.O

      Obrigada! :D

      Beijos

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.