domingo, 30 de dezembro de 2012

[Retrospectiva] 2012, seu lindo, adiós amigo!

Melhores momentos de 2012 (clique para ampliar).
Enfim chegamos ao penúltimo dia de 2012, um ano de incertezas e de muito aprendizado. Ao olhar para trás, vejo que este período de 12 meses trouxe as lições de muitas eras. Há um ano atrás eu era outra pessoa muito diferente do que sou hoje: menos expectativas, mais certezas (muitas delas caíram por terra), total dependência. 

Em janeiro, tudo o que eu queria era escrever em um blog com as amigas, terminar a faculdade, manter um relacionamento saudável com o quase namorado e tentar salvar a minha amizade com a minha melhor amiga. Então, percebi que o caminho não seria nada fácil quando o encontro que tive com ela foi um fiasco. Notei que sim, estava magoada - e que isso é super normal em quem se sente de alguma forma traída. Que não, ela não mudaria. Foi neste momento que 2012 me deu a primeira lição: let it go! Abrir mão de quem a gente realmente ama, nunca é fácil. Ainda mais quando esse alguém é um dos nossos alicerces; todavia, ficar dando murro em ponta de faca - que era o que eu estava fazendo nesta tentativa de salvação de amizade fadada ao fracasso - não leva ninguém ao lugar algum.

O tempo foi passando e muitas coisas foram acontecendo. O clima no trabalho foi ficando cada vez mais difícil. As coisas com o namorado também. Sabe aquela sensação de "água escorrendo entre as mãos"? Era ela que eu sentia, mas não abriria mão da luta tão fácil assim. No fim das contas, eu também mudei de emprego. Troquei a certeza financeira, pela certeza de realização. Não me arrependi. Em um mundo em que tudo pode mudar de uma hora para outra, por que não arriscar?

Foi por esta época - fim de julho, meados de agosto - que a tensão surgiu com o cara que eu mais amei nesta vida. Então, o conto de fadas ganhou um rumo digno de roteiro hollywoodiano e o príncipe literalmente, com direito a atestado médico e tudo mais, se esqueceu da pobre Cinderela. A dor sentida foi tamanha que não encontraria uma palavra precisa para descrevê-la. Sem melhor amiga e sem namorado, meu 2012 parecia que seria um verdadeiro fiasco... Mas, pasmem, não foi!

Se tinha que deixar ir, se tinha que sofrer com isso, faria de forma digna. Sempre digo que Deus nos dá uma situação ruim para que possamos aprender algo. Esse era o meu momento de colocar isso em prática, descobrir o que tinha que aprender e ser feliz! E foi o que eu fiz. Alguns objetivos não estavam lá como eu queria, mas não podia perder os outros de vista. Tinha um blog para alimentar e foi isso o que fiz: dediquei-me ao Nosso Clube do Livro! Logo em janeiro, a Editora Intrínseca fechou parceria conosco. A Cah e eu mal podíamos acreditar que eles toparam investir em um blog que mal tinha completado um mês, mas eles o fizeram! De lá pra cá só melhoramos o trabalho. A equipe cresceu (Sue e Mila são SEMPRE bem-vindas!), conquistamos outros parceiros, divulgamos a literatura nacional, fizemos entrevista internacional e estamos a todo vapor para o ano 2 do blog! \o/

Sobre a faculdade, que ano esplêndido! Fechei as duas últimas disciplinas que cursei com 10 de média. Desenvolvi dois projetos incríveis! Aprendi e consegui compartilhar a minha experiência. Fiz estágio. Dei aula em escola pública, para um faixa etária que eu AMO que é a da EJA (educação de jovens e adultos). Fui super acolhida tanto na ONG, quanto no colégio - a ponto de me chamarem para trabalhar lá! Meu blog pedagógico cresceu sem o meu esforço de divulgá-lo a ponto de ter postagens com mais de 5 mil acessos.

No último ano da minha graduação, 2012 me ensinou que sim, é possível fazer um trabalho acadêmico em grupo sem ter o menor estresse por datas, local, trocas de e-mail ou qualquer coisa que envolva o comprometimento das pessoas. Pela primeira vez, estive em um grupo em que absolutamente ninguém deixou tudo para fazer em cima da hora! Não me irritar profundamente com isso foi ESPETACULAR! Ex-melhor-amiga, você e seus atrasos não fizeram falta nenhuma nesse grupo! Sorry! 

Aliás, aqui cabe mais um ponto lindo de 2012. Embora ele tenha me levado duas pessoas que me eram essenciais, ele me trouxe vários queridos! Falando da Universidade, ganhei amigos que vou amar para sempre! Jorgito, Thamy, Mari, Marcos, Rê - e Manuzinha! Obrigada de novo e de novo! Sou grata não só pelo projeto que desenvolvemos mas pelo carinho que vocês têm comigo! ♥

Neste ano eu pude reencontrar várias pessoas que são meus amigos de longa data que estavam longe, além das meninas que moram por aqui, mas que a correria me faz ver só pela net. Reencontrar o Team Maybe é sempre uma felicidade incrível, ainda mais quando o motivo é reinado de um ano do Miguel - com a presença ilustre do Gustavo! :) É sempre maravilhoso estar com as amoras que eu tanto amo! ♥
(Recado especial para a Mari: Mari, obrigada por sempre me ouvir e me dar os melhores conselhos, mesmo passando por um dos momentos mais dolorosos da sua vida. Juro que nunca vou me esquecer disso! No que precisar, estou aqui. Amo você demais! ♥)

Por falar em gente que falo sempre na internet, em 2012 eu pude abraçar quatro pessoas que eu só conhecia do mundo virtual, mas que são/se tornaram imprescindíveis na minha vida: Vayda, Cah, Anie e Sue! 

A Cah Vayda é uma querida! Gente, ela já sabia quem é Gavin DeGraw sem eu precisar explicar! Ela é daquele tipo de pessoa divertida, que a gente quer ter do lado porque sempre estará com um sorriso, um conselho e uma piada prontas pra te consolar e te fazer rir quando você menos espera. Abigã, você é incrível! E eu não estaria aqui sem você! Sou grata por você ter se tornado a minha sis! *_* I♥You!

A vinda da Cah para SP foi awesome! Sem palavras pra descrever como eu me sinto ao me lembrar das nossas andanças, das brincadeiras, das piadas, de todas às vezes que ela me deu um ombro de irmã e disse que podia desabafar! Sem dúvida, ela foi o sol que apareceu depois de todo o maremoto que eu vivi nos meses que se seguiam! Não vejo a hora de repetir a dose! Cah, você é minha irmã e eu te amo! ♥

Conheci a Anie na vinda da Cah. Aliás, encontro que foi uma piada, porque a gente sempre esperou que alguém (leia-se: Mila e/ou Cah) nos apresentasse e, no fim, acabamos nós duas nos encontrando em uma estação de metrô, sem alguém que fizesse as honras! hahaha Depois disso, ninguém segurou mais as sms insanas com todas as piadas internas possíveis! #alantinrocks! Anie, ótimo ter você na minha vida! Agora eu entendo todas as recomendações boas que me fizeram de você! Também não vejo a hora de repetimos mais e mais dos nossos passeios! hahaha ♥

Tive duas horas do tempo da vinda da Sue a Sampa. Ela estava morta de cansada. Eu também! Mesmo assim, valeu a pena! É tão bonitinho vê-la falando com aquele sotaque lá de Jingle Bells Natal! Sue, espero que a gente tenha mais tempo em breve! Foi demais tê-la por aqui! Amo! ♥

Em 2012 também conheci a Lucila e o Noble (via internet) e o Ferdinando, a galerinha do inglês, a Mari (da equipe do Barbie Nerd), meus alunos queridos e toda a equipe do colégio! Aliás, em 2012 eu comecei a trabalhar na profissão que escolhi há 20 anos atrás, que me completa, me realiza e me faz a pessoa mais feliz! Yaaaaaaay! Preciso dizer que os meus alunos são os mais lindos e inteligentes de todos?! Sou orgulhosa de cada um deles e grata por tudo de bom que cada um trouxe pra minha vida, mesmo sem saber que o fazia! (Aqui cabe um agradecimento às amigas que sempre me ajudam: Lari, Lô, Mari e Karlinha, obrigada pelas ideias, pela troca de experiência, pelo incentivo! You are amazing! I love you all! ♥)

Também estive - mesmo que virtualmente - com as minhas amoras lindas: Vivi e Moni! Girls, vocês sabem que o chatmail torna a minha vida muito mais leve e doce, então, obrigada de novo e de novo por isso! Amo vocês e os nossos momentos Who's bad! #aloka ♥

Reencontrei a Ane, o Gil, o Fê (o Vencedor), a Jen (que me trouxe mais dois CDs do Gavin, direto da America! \o/), e tantas outras pessoas que fizeram da minha vida mais feliz! Aliás, por falar em reencontro, não posso deixar de mencionar o que aconteceu na minha ida ao MASP! Ver o Caravaggio com a professora Bia e com o professor Celso, foi uma gracinha! *_* Deus realmente sabe o que faz.

Musicalmente falando, foi um ano em que minhas bandas preferidas deram as caras: o Kevin voltou para os Backstreet Boys, e me deixou #aloka com isso! Eles passaram a me seguir no Twitter! maoe! Além disso, a filha do AJ nasceu e é a coisa mais cuti-cuti da tia Fê! #asfãpiram! Depois que participou do Dancing with the stars, o Gavin ficou super pop conhecido, gravou mais dois álbuns (e eu já tenho um deles! oe!) e continua me seduzindo com aquela voz, com aquelas letras e com aquela simpatia! O Capital também fez um CD que me parece lindo (ganhei de presente de natal da Karlinha, mas ainda não chegou), com um vídeo em 360º, gravado no deserto do Atacama, que me deixou de queixo caído de tão impecável! (A letra dessa música me faz pensar em várias coisas da minha vida!)

Olhando para trás, percebo que 2012 foi um ano de dor e de perdas (além do que aconteceu comigo, vi muitas gente perder pessoas queridas), e a grande lição que me fica é: deixe o que tem que ir, ir. Gastar a energia com quem não está nem aí, não vale a pena. Ser dependente, não vale a pena! Não posso forçar as pessoas a estarem comigo, mas posso ser feliz com quem quer estar! Toda faxina exige um certo esforço, mas ver a casa limpa, no final, sempre é motivo de orgulho! Para mim,  2012 valeu porque aprendi que tenho mais força do que sabia. Valeu porque descobri quais são os meus sabotadores (internos e externos), e isso facilita muito na hora de lidar com cada um deles.

É claro que algumas pessoas muito me apoiaram - "e impossível ser feliz sozinho" -, e eu não estaria aqui hoje sem os conselhos, broncas, incentivos, piadas, sorrisos, abraços, palavras, silêncios, mimos, declarações, enfim, sem o amor de cada uma delas! Sou grata mesmo, por tudo isso! Minha família, como sempre, exemplar! Velhos e novos amigos, queridos demais!

A todos que ficaram e aos que ainda chegarão na minha vida, nosso 2013 será incrível! Feliz ano novo!

14 comentários:

  1. Que lindo texto. Adorei, parabéns! Se quiser dar uma passada no meu blog http://diarios-delola.blogspot.com =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabella!
      Que bom que você gostou! :D
      Passarei lá sim!
      Um beijo,

      Excluir
  2. Tbm não vejo a hora de mtos outros passeios, Fê!! Outro texto lindo (e eu fui citada, lá lá lá lá) e 2013 promete só coisas fabulosas, lindas e brilhantes!! Que venham mais listas, Ed Sheeran, Gavin, paulista, starbucks, cultura e tudo o mais o///

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaaaaah Anie!
      Obrigada por tudo meeeeeeeeeeesmo!

      Vc foi um presente lindo na minha vida! :D

      Que venha 2013!

      Beijokas!

      Excluir
  3. lindo texto!!!! ainnn sua linda! fiquei feliz por estar nesse seu post. É bom saber que fiz participação significativa em seu 2012. espero um dia poder te conhecer. beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luci, sua linda! Você achou mesmo que eu me esqueceria da minha super comentarista?! Você é uma das pessoas que mais lê as minhas observações!

      obrigada por tudo!
      Também espero te conhecer um dia!

      Beijos!

      Excluir
  4. Olá, Fernanda! Tudo bem?
    Que postagem linda! É sempre bom quando aproveitamos o ano de forma positiva, né? :)
    Tenha um maravilhoso 2013!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Biih!
      Que bom que você gostou!
      É bacana mesmo poder olhar pra traz e notar que o ano foi produtivo!

      Um beijo e um 2013 incrível pra você também!

      Excluir
  5. Ahhh que linda! Estou na sua retrospectivaaa!! Te amo, sis!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fê,

    Tudo bem?

    É muito bom escrever sobre o que vivemos em apenas um ano! Eu adoro! Seu texto ficou lindo! Com sempre seus textos são ótimo!

    Quem em 2013 possamos nos ver!

    Feliz ano novo!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Boo!

      Estou morrendo de saudades de você!
      Espero que a gente possa se ver em breve! :D

      E fico feliz que vc tenha gostado do texto!
      Fiz de coração!

      Um beijo e um iluminado 2013!

      Excluir
  7. Que nosso 2013 seja espetacular!!!!

    Amoooo!

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.